O que é dicionário de dados

Muito se fala sobre dicionário de dados. Entenda o que é dicionário de dados e por que é importante

Última atualização em: | 648 Visualizações

O que é Dicionário de Dados

Fazendo uma analogia com o mundo real, um dicionário serve para entender o significado de uma ou várias palavras. O dicionário de dados é utilizado para entender o significado de um registro ou dado armazenado.

O dicionário de dados, contém características lógicas dos dados que serão utilizados em um sistema, incluindo por exemplo: significado, relacionamentos, origem, uso, nome, descrição, alias, conteúdo, organização e formatos.

Estes dicionários se desenvolvem durante a análise de fluxo de dados e ajuda aos analistas que participam na determinação dos requerimentos do sistema, além de ser muito importante também durante o desenvolvimento do projeto.


Qual a importância de um dicionário de dados

O dicionário de dados serve para contextualizar o dado armazenado permitindo que pessoas que não conhecem do projeto possam entender o significado dentro do contexto que aquele dado foi gravado.

Dito isso, quando é iniciado um projeto de data analytics, é comum surgirem dúvidas quanto a transformar os dados armazenados em informações. Considerando que tenha em mãos um dicionário para se orientar sobre os dados que estão armazenados, estas dúvidas serão sanadas, não correndo riscos de deduzir ou interpretar um dado de maneira errada.

Não esqueca de deixar suas dúvidas nos comentários e compartilhar este post.


Wolmir Cezer Garbin

Wolmir Cezer Garbin

Sou Arquiteto de Software e fundador do Receitas de Código, amo minha profissão e com o Receitas de Código quero compartilhar um pouco deste conhecimento.

Ver mais sobre o autor

FIQUE POR DENTRO

Receba as novidades todo mês em seu e-mail!

Apoiadores


Publique seu post no Receitas de Código

Agora você pode publicar seu post no Receitas de Código e compartilhar seu conhecimento com muitas pessoas!

Quero publicar