Escrevendo documentação de software para usuários finais

Postado em por Wolmir Cezer Garbin em Documentação de Sistemas | 213 Visualizações
Última atualização em:

Escrever documentação de software para usuários finais é uma tarefa que exige esforço e por isso elencamos algumas dicas para você

O Doclean é um software que permite criar documentações de maneira organizada e simples, levando sempre em consideração boas práticas de criação. Mas como nem tudo é apenas software, elencamos algumas dicas que vão deixar suas documentações ainda mais atrativas e profissionais.

Determine os propósitos empresariais da documentação

Apesar de uma documentação de software tem a função principal de ajudar os usuários a entenderem e utilizarem um software, ainda à outros pontos a serem considerados, como melhorar a imagem da empresa, reduzir custos com suporte técnico, ajudar a divulgar o produto e o mais importante, construir um guia para utilização correta do software.

Por isso a primeira dica é determinar qual o propósito da sua documentação e como ela agregará em seu negócio.


Tem algo para vender? AnuncieOn.com

Entenda o público para o qual está escrevendo a documentação

Entender quem é o publico que vai acessar sua documentação pode ajudar a entender qual o nível de detalhamento que precisa escrever. Na maioria dos casos os usuários não são profundos conhecedores do software, por isso é muito importante ter uma documentação mais completa e detalhada. Mas se no seu caso os usuário são pessoas menos leigas em informática e sabem como utilizar adequadamente o seu software, pode documentar apenas processos mais longos e complicados.

Determine os formatos apropriados para a documentação

Uma documentação pode ser formada por duas estruturas principais, manual de referência e guia do usuário. Um manual de referência explica características individuais de um sistema ou aplicativo, como por exemplo, que acontece ao clicar em um botão ou o que digitar em um campo. Já um guia de usuário serve para explicar como utilizar o sistema para realizar uma tarefa em particular.

Em uma documentação completa, você pode usar os dois formatos na mesma documentação, porém é muito particular do que espera que sua documentação contemple.

Escolha a ferramenta de documentação adequada

Uma boa ferramenta pode fazer diferença ao criar e manter as documentações de sistemas. O Doclean faz o controle de versionamento, permite escrever e atualizar as documentações rapidez, é prático e simples, além de disponibilizar várias opções de configuração para suas documentações.

Não esqueca de deixar suas dúvidas nos comentários e compartilhar este post.


Wolmir Cezer Garbin

Wolmir Cezer Garbin


Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela faculdade Mater Dei e Pós graduado em Desenvolvimento de sistemas em Java pela UTFPR. Trabalho a mais de 9 anos com desenvolvimento em Java, Android e Web utilizando as principais tecnologias do mercado. Atuo como professor na faculdade Mater Dei, programador na Garbo Software e criador do Receitas de Código.

Ver mais

Code Conference

Esta é uma conferência de código realizada na cidade de Pato Branco para dissiminar tendências e informações sobre programação e novas tecnológias

Veja mais sobre o Code Conference

Publique seu post no Receitas de Código

Agora você pode publicar seu post no Receitas de Código e compartilhar seu conhecimento com muitas pessoas!

Quero publicar