Como escrever documentação de software

Para os programadores, escrever a documentação de software é a parte mais complicada do processo, neste post vou mostrar algumas dicas para facilitar sua vida.

Wolmir Cezer Garbin por Wolmir Cezer Garbin - - Documentação - TUTORIAL

Última atualização em: | 6583 Visualizações

Como escrever documentação de software

Para quem você esta escrevendo

O primeiro ponto a observar é para quem você vai escrever a documentação, se as pessoas que iram ler são outros programadores ou tem um caráter mais técnico, sua escrita também pode ser mais tecnica, isso deixa a leitura para estas pessoas mais confortável. Por outro lado, se as pessoas que iram fazer uso da documentação são pessoas mais leigas, é interessante focar na simplicidade e objetividade, deixando a documentação mais explicativa possível.

Como disponibilizar a documentação

Uma boa forma de disponibilizar uma documentação é fundamental para que as pessoas façam o uso e se benificiem realmente do seu uso, para isso vale a pena conhecer o Doclean, este software permite criar documentação em equipe, criando uma excelente visualização das documentações criadas, além de um sistema de busca que se utiliza de tecnologias atuais como o elasticsearch para as buscas de documentações mais relevantes.

Ainda nesta ferramente estão disponíveis os recursos:

  • Facilidade de uso;
  • Criação de galeria de imagens (Para guardar arquivos de imagens);
  • Escrita em markdown (Para saber mais sobre markdown acesse: Aprenda a escrever textos com Markdown);
  • Documentações publicas ou privadas;
  • Documentações organizadas em projetos;
  • Variáveis globais;
  • Histórico de alterações;

Dentre várias outras funcionalidades que o Doclean disponibiliza.



Entenda o nível de detalhes da documentação

Outra dica importante é saber qual o nível de detalhes que você precisa escrever na documentação. Isso depende muito do seu objetivo empresarial da documentação em questão. Para um publico mais generalizado, quanto maiores os detalhes melhor o entendimento.

Documente seus processos

Documentar seu software pode ser muito bom, mas não esqueça que você também pode documentar seus processos a fim de garantir um maior entendimento e evolução constante do seu negócio.

Foque na produtividade

Escrever documentações pode ser trabalhoso e tedioso para algumas pessoas, por isso, você precisa focar na produtividade em parceria com a qualidade.

Para isso o Doclean criou um sistema de documentação e organização que propicia a evolução constante dos seus documentos, ganhando produtividade e qualidade ao mesmo tempo.

Não esqueca de deixar suas dúvidas nos comentários e compartilhar este post.



Apoiadores

Publique seu post no Receitas de Código

Aguarde, estamos trabalhando para que você possa publicar sua postagem no Receitas de Código!