O que é SaaS, IaaS e PaaS em Cloud Computing?

Neste post permite entender o que é SaaS, IaaS e PaaS em computação em nuvem, que apesar de não serem novas podem causar dúvidas

Wolmir Cezer Garbin por Wolmir Cezer Garbin - - Web - TUTORIAL

Última atualização em: | 738 Visualizações

Também conhecidos como "Os serviços de computação em nuvem", de maneira geral, podemos dizer que as trés siglas trazem alternativas ao modelo de infra-estrutura tradicional, diferenciando na forma de pagamento, onde você paga pelo que usa.

O que é SaaS em Cloud Computing

Do inglês, Software as a Service ou simplesmente, software como serviço. SaaS é o tipo mais conhecido, um exemplo do uso do SaaS pode ser o (DoClean)[https://doclean.garbosoftware.com.br] ou Google Drive.

Entre as principais características, podemos citar o acesso aos dados via web, gerenciamento centralizado, além de APIs (Application Programming Interfaces) visando integrações externas.



O que é IaaS em Cloud Computing

Do inglês, Infrastructure as a Service ou simplesmente, infraestrutura como serviço, ao invés de comprar e investir em montar seus servidores e toda a estrutura nescessária localmente, neste modelo é possível contratar os servidores e colocar sua infraestrutura na nuvem.

Entre as principais caracteristicas, podemos citar a facilidade de criar sua infraestrutura, bastando apenas selecionar as configurações e iniciar seus servidores, além de poder acessar de qualquer lugar e aumentar a capacidade computacional, caso nescessário, sem precisar alterar hardware em sí.


O que é PaaS em Cloud Computing

Do inglês, Platform as a Service ou simplesmente, plataforma como serviço, é muito semelhante ao SaaS, porém o PaaS, no lugar de Software, é disponibilizado uma Plataforma, para criar, hospedar e gerir um software.

Entre as principais características, podemos citar a facilidade de criar e disponibilizar um software em ambiente online, sem precisar se preocupar com a infraestrutura.

Conclusão

Principalmente com a grande demanda que vivemos relacionados a recursos computacionais dos mais diversos tipos, estes conceitos se fazem muito úteis. Muitos modelos de negócios surgem baseados totalmente na nuvem e principalmente o PaaS ou o IaaS permitem que startups iniciem gastando muito pouco e a medida que o seu crescimento acontece, estes tem condições de escalar suas aplicações gastando apenas pelo que usam.

Caso achar interessante, deixe sua opnião nos comentários o que você acha destes modelos e como eles influênciam o cotidiano das pessoas?

Não esqueca de deixar suas dúvidas nos comentários e compartilhar este post.



Publique seu post no Receitas de Código

Aguarde, estamos trabalhando para que você possa publicar sua postagem no Receitas de Código!