Teste de Unidade e Teste de Integração: O que são?

Este post mostra um pouco sobre testes de unidade ou testes unitários e testes de integração, demonstrando o que são e como podem ajudar sua aplicação para ter maior confiança em seu código.

Wolmir Cezer Garbin por Wolmir Cezer Garbin - - Java - DICA

Última atualização em: | 3186 Visualizações

Os sistemas são criados atravez de códigos, que tem uma entrada, processamento e uma saída, assim, pensando em garantir que os trechos de código funcionem corretamente são necessários testes, que podem ser manuais ou automatizados, que verifiquem a entrada e a saída, para garantir o correto processamento dos dados.

Importância dos testes

Realizando testes antes do uso em produção do sistema, é possível garantir, ou pelo menos reduzir possíveis falhas que poderam ocorrer no sistema.

Criando testes automatizados, você pode garantir que estes testes sejam realizados sempre antes do build, sendo que sempre que um comportamento esperado for alterado, um teste é quebrado e precisará ser revisto.

A importância dos testes vai além, mas apenas para dar uma breve introdução ao assunto.

Testes de Unidade

Sempre que falamos em teste de unidade ou teste de função refere-se ao teste realizado na menor parte testável de um sistema. Como exemplo uma função que deve realizar o split em uma String e devolve a primeira e a última parte. Ao realizar um testes sobre essa função, estamos criando um teste de unidade.



Teste de integração

O teste de integração é o teste que é realizado entre diferentes módulos em um sistema. Imagine que o sistema faz requisições HTTP, o que é muito comum encontrar hoje em dia, neste teste é analisada toda a requisição, verificando o resultado retornado, código de resposta, formato de dados.

Este teste permite validar uma possível quebra de contrato ou de retorno. Ainda podemos dizer que estamos realizando um teste de integração, quando realizamos alguma validação em uma base de dados, muito comum se utilizar o H2 em memória para estes tipos de validações.

Conclusão

De forma simples, podemos dizer que teste unitário, é responsável por testar a menor unidade em um sistema e o teste de integração é responsável por testar uma determinada integração que seu sistema precisa realizar.

Espero ter ajudado a entender a diferença entre ambos e aproveito para resaltar a importância dos testes unitários dentro de um sistema.

Não esqueca de deixar suas dúvidas nos comentários e compartilhar este post.



Apoiadores

Publique seu post no Receitas de Código

Aguarde, estamos trabalhando para que você possa publicar sua postagem no Receitas de Código!