Gráficos com JFreechart - criando o projeto com Eclipse IDE

JFreechart é uma biblioteca bastante antiga e muito utilizada para a criação de gráficos em ambientes web e desktop.

Wolmir Cezer Garbin por Wolmir Cezer Garbin - - Java

Última atualização em: | 2091 Visualizações

Neste vídeo aula é mostrado como criar uma gráfico com jfreechart utilizando o eclipse IDE para sua construção. Abaixo segue o tutorial referente ao vídeo.

O que é jFreeChart

JFreeChart é uma biblioteca livre para a plataforma Java(tm). Foi desenvolvida para ser utilizada em Aplicações Desktop, Applets, Servlets e JSP, ou seja, pode ser utilizado na web ou em desktop, que será abordado neste tutorial.

Características

Jfreechart pode ser usado para gerar gráficos de Pizza, gráficos de Barra, gráficos de linha (com ou sem efeito 3D), gráficos combinados, dentre diversos outros tipos de gráficos. Permite exporta dados para o formato PNG ou JPEG, ou exporta para qualquer formato usando a implementação de Graphics2D incluindo PDF e SVG. Jfreechart é inteiramente escrito em Java e pode ser utilizado em qualquer implementação da plataforma Java 2 (JDK 1.2.2 ou superior).



Obtendo o JfreeChart

JfreeChart pode ser baixado a partir do endereço: http://www.jfree.org/jfreechart/index.html Neste endereço você poderá obter as últimas informações sobre JfreeChart, exemplos de gráficos, downloads, documentação e até um fórum.

O que será necessário para este Tutorial

Para seguir com este tutorial precisará ter o JDK instalado na maquina bem como os seguintes .jars (jfreechart-1.0.13.jar e jcommon-1.0.16.jar) que estarão junto com esta apostila ou que poderão ser obtidos no link acima lembrando que no download vem com outros jars que não serão tratados neste tutorial e utilizarei o eclipse para criar as telas em Java contendo os gráficos.

Criando e configurando a aplicação

Para criar uma aplicação desktop no eclipse siga os seguintes passos:

  • Clique em File, new, Java Project;
  • Insira um nome para a aplicação, chamarei de ModuloJFreeChart;
  • Clique em next e selecione a aba Libraries, veja que já esta adicionando as bibliotecas do JREs necessárias;
  • Clique no botão Add Externals jars, selecione os jars (jfreechart-<version>.jar e jcommon-<version>.jar) e clique em Finisss na parte inferior da tela;
  • O projeto estará criado e configurado.

Não esqueca de deixar suas dúvidas nos comentários e compartilhar este post.


Wolmir Cezer Garbin

Wolmir Cezer Garbin

Sou Arquiteto de Software e fundador do Receitas de Código, amo minha profissão e com o Receitas de Código quero compartilhar um pouco deste conhecimento.

Ver mais sobre o autor

FIQUE POR DENTRO

Receba as novidades todo mês em seu e-mail!

Apoiadores


Publique seu post no Receitas de Código

Agora você pode publicar seu post no Receitas de Código e compartilhar seu conhecimento com muitas pessoas!

Quero publicar