Você sabe o que é Markdown?
Markdown é uma ferramenta de conversão de texto para HTML. Com ele é possível você marcar títulos, listas, tabelas de forma limpa, legível e precisa.
Última atualização em: | 5001 Visualizações
Markdown é uma linguagem simples de marcação originalmente criada por John Gruber e Aaron Swartz que converte seu texto em XHTML
válido. Com ele você pode marcar títulos, textos, códigos, etc, de maneira limpa, legível e precisa, muito melhor do que escrever em HTML
Onde posso usar Markdown
Você pode usar markdown em vários lugares, o mais conhecidos é sem dúvida o http://github.com que permite que você escreva os README.md
em markdown para exibir abaixo dos códigos fontes na página raiz do cada repositório.
Também no github ele permite que você escreva textos nas issues, dessa forma você pode estilizar os textos e manter seu código limpo e simples para futuras edições.
Ainda podemos destacar que aqui no Receitas de Código utilizamos markdows para escrever os post's, inclusive este post que está lendo agora foi inteiramente escrito em markdown.
Por que aprender Markdown e onde usar?
Se você quer colocar seu projeto no github
, pode ser importante documentar corretamente seu projeto, principalmente se você pretende distribuir para outras pessoas, então aprender markdown passa a ser uma tarefa necessária para deixar uma documentação agradável.
Também é importante citar que escrever HTML na mão nem sempre é algo muito bom para blogs então se quiser diminuir a verbosidade de seu código HTML o markdown passa a ser uma ótima opção, inclusive foi a opção escolhida para escrever os posts no receitas de código.
É importante lembrar que Markdown é muito mais simples de escrever, ler e interpretar, mas no final em sua página será renderizado o HTML gerado a partir das anotações em markdown.
Como eu começo a escrever Markdown?
Aqui no receitas de código temos estamos produzindo um post que vai te ajudar a entender e iniciar a escrita com markdown, mas aqui já vamos explicar como funciona.
Se você já tiver um parser, você vai precisar criar um arquivo, pode ser com o bloco de notas ou algum editor de sua preferência que gere texto puro e atribuir ao arquivo uma dessas extensões: mark
, markdown
, md
, mdml
, mdown
, text
, mdtext
, mdtxt
, mdwn
, mkd
, mkdn
.
A extenção mais utilizada é a .md
, inclusive no github
é essa a extenção do arquivo de documentação.
Tendo o arquivo criado e um parse, você já pode começar a escrever, simples assim.
Mas se você não tem um parser, recomendo utilizar uma ferramenta online. Afinal, existem inúmeras ferramentas online que convertem Markdown para HTML.
Tudo pronto? Se quiser aprender a escrever em markdown temos outros posts aqui no Receitas de Código explicando como escrever textos utilizando markdown, confira!
Não esqueca de deixar suas dúvidas nos comentários e compartilhar este post.