Iniciando o uso de Linearlayout no Android

O LinearLayout do Android é um dos gerenciadores de layout mais utilizados pelos desenvolvedores, neste post vou mostrar como utilizar e tirar proveito dele.

Wolmir Cezer Garbin por Wolmir Cezer Garbin - - Android

Última atualização em: | 1225 Visualizações

Usando Linearlayout no Android

A criação de interfaces no Android é realizada por arquivos com extensão .xml. Como sabemos arquivos xml são utilizados em programação a muito tempo, por este motivo não trataremos detalhes sobre o tipo do arquivo.

Para que seja possível criar uma interface no Android, precisamos de tags ou elementos, voltados a estruturar e organizar os elementos visuais na interface. O Linearlayout, é um destes ?estruturadores de layout?, ou seja, não é um elemento que será visualizado na interface, um importante elemento que possibilita estruturar os elementos visuais em uma interface no Android.

Podemos iniciar uma interface no Android usando Linearlayout da seguinte forma:

<LinearLayout
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
android:orientation="vertical" >
</LinearLayout>

Após declarado o Linearlayout, deve ser atribuído o tamanha de largura e altura do elemento(width/height), algo que é obrigatório em qualquer elemento no Android. Uma particularidade é o atributo android:orientation, onde deve ser inserido um dos seguintes valores: vertical/horizontal.



Orientação Horizontal

Na orientação horizontal, os elementos são alinhados um ao lado do outro, para quem é familiarizado com HTML, funciona como divs flutuantes, com a diferença de que não existe limite de tela.

Os elementos utilizaram a largura que foi informado no width, colocando os elementos fora da tela caso usar android:layout_width=?match_parent?.

Orientação Vertical

Na orientação vertical, os elementos são alinhados um abaixo do outro, na mesma ordem que foram adicionados na tela.

Conclusão

Dessa forma conclui-se que o Linearlayout organiza os elementos internos de duas maneiras, um ao lado do outro na orientação horizontal e um abaixo do outro na orientação vertical.

Não esqueca de deixar suas dúvidas nos comentários e compartilhar este post.


Wolmir Cezer Garbin

Wolmir Cezer Garbin

Sou Arquiteto de Software e fundador do Receitas de Código, amo minha profissão e com o Receitas de Código quero compartilhar um pouco deste conhecimento.

Ver mais sobre o autor

FIQUE POR DENTRO

Receba as novidades todo mês em seu e-mail!

Apoiadores


Publique seu post no Receitas de Código

Agora você pode publicar seu post no Receitas de Código e compartilhar seu conhecimento com muitas pessoas!

Quero publicar