Como incluir biblioteca (jar) no repositório local do maven?

Postado em por Wolmir Cezer Garbin em Java | 95 Visualizações
Última atualização em:

Você pode adicionar uma biblioteca (jar) como depêndencia em outro projeto apenas instalando no repositório local do maven, neste post você verá como fazer.

Existem situações em que é necessário adicionar um .jar sem que o jar esteja em um repositório, gerando o problema.

Este tutorial, ira mostrar duas soluções para resolver o problema.

Primeira Solução

Quando trabalhar com projetos Maven, é importante ter um servidor onde deve configurar um repositório em rede local, como por exemplo o Nexus, para os artefatos do Maven, ou seja, criar uma "ponte" entre os repositórios centrais que estão disponíveis na nuvem com um repositório em um servidor em rede local.

A vantagem é, após algum integrante da equipe baixar um artefato o mesmo foca disponível localmente deixando mais rápido para todos usarem durante o desenvolvimento. Além de deixar mais rápido, ainda pode adicionar bibliotecas manualmente caso a mesma não esteja em um repositório na web.

Segunda solução (Instalando um jar por linha de comando)

Implantar diretamente no repositório local de cada desenvolvedor. Esta solução não é recomendada por gerar retrabalho dos programadores e não poder contar com a biblioteca disponível em diferentes maquinas, mas, é uma solução, principalmente se precisa urgente.

Para esta solução precisa ter a variável de ambiente MAVEN_HOME previamente configurada. Eu mostro isso em outro post do Receitas de Código.

Utilize o comando:

mvn install:install-file -Dfile=<caminho\jar-isolado.jar> -DgroupId=<group-id> -DartifactId=<artifact-id> -Dversion=<version> -Dpackaging=jar -DgeneratePom=true

Sendo que cada uma das partes estão listadas abaixo:

<caminho\jar-isolado.jar> -> caminho da biblioteca
<group-id> -> identificador do grupo que a biblioteca fará parte
<artifact-id> -> artefato que será gerado
<version> -> versão da biblioteca

Como exemplo utilizaremos a biblioteca teste da garbosoftware:

mvn install:install-file -Dfile=/home/wolmirgarbin/teste.jar -DgroupId=br.com.garbosoftware -DartifactId=teste -Dversion=1.2.3 -Dpackaging=jar -DgeneratePom=true

Dessa maneira o Maven adicionará a biblioteca no repositório local da maquina do usuário, deixando disponível para usar em seu projeto.

Lembre-se, use esta solução caso não tenha outra alternativa.

É importante lembrar que existem mais parâmetros, caso precisar consulte a documentação do Maven para saber mais.

Utilizando o jar disponível no repositório local

Para utilizar o .jar ou a biblioteca que instalou localmente, basta adicionar a depêndencia no projeto passando corretamente o group-id, artifact-id e version que utilizou.

Para o exemplo mostrado acima, utilize:

<dependency>
     <groupId>br.com.garbosoftware</groupId>
     <artifactId>teste</artifactId>
     <version>1.2.3</version>
</dependency>

Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Wolmir Cezer Garbin

Wolmir Cezer Garbin


Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela faculdade Mater Dei e Pós graduado em Desenvolvimento de sistemas em Java pela UTFPR. Trabalho a mais de 9 anos com desenvolvimento em Java, Android e Web utilizando as principais tecnologias do mercado. Atuo como professor na faculdade Mater Dei, programador na Garbo Software e criador do Receitas de Código.

Ver mais

Posts relacionados


Code Conference

Esta é uma conferência de código realizada na cidade de Pato Branco para dissiminar tendências e informações sobre programação e novas tecnológias

Veja mais sobre o Code Conference

Publique seu post no Receitas de Código

Agora você pode publicar seu post no Receitas de Código e compartilhar seu conhecimento com muitas pessoas!

Quero publicar