Consultando Dados com SQL (Comando SELECT)

Postado em por Wolmir Cezer Garbin em Banco de Dados | 70 Visualizações
Última atualização em:

Se você está começando no mundo dos bancos relacionais vai se deparar com o famoso Select, neste post vou mostrar o conceito, além de truques e dicas sobre Select.

O objetivo principal dos bancos de dados relacionais são gravar os dados de maneira que a integridade dos dados seja garantida, ainda para organizar e evitar a duplicação é permitido o relacionamento entre os registros.

Após gravar os dados é necessário uma forma de extrair de maneira prática permitindo desde consultas simples até relatórios mais complexos. Para isso utilizamos a instrução select.

O Comando SELECT

Para extrair dados de um **banco de dados relacional ** você vai precisar utilizar comandos SQL (structured query language), neste caso o comando SELECT. O comando select tem inumeras utilidades, sua utilização mais simples baseia-se em:

select * from TABELA

Ou seja, seleciona todos os campos de uma tabela no banco de dados. Para este post utilizaremos como base a tabela: PESSOA que representa os dados de um cadastro simples de uma pessoa dentro do sistema, sua representação será:

ColunaTipo de Dados
IdInteger
NomeVarchar(60)
IdadeInteger
SexoVarchar(1)

Para a criação da tabela no MySQL considere o seguinte comando SQL:

create table PESSOA (
	ID Integer,
	NOME Varchar(60),
	IDADE Integer,
	SEXO Varchar(1)
)

Suponha-se que neste tabela existam dados referente a várias pessoas, podemos resgatar os valores utilizando o comando SQL.

select * from PESSOA

Ou ainda podemo utilizar o comando especificando as colunas que queremos retornar, veja:

select ID, NOME, IDADE, SEXO from PESSOA

duas instruções retornaram o mesmo resultado.

A cláusula Where

Supomos agora que na tabela PESSOA tenha os seguintes registro:

IDNOMEIDADESEXO
1Wolmir20M
2Cesar30M
3Garbin25M
4João34M

E em nossa consulta SQL queremos retornar apenas as pessoas que tenham menos de 30 anos, neste caso precisamos passar uma instrução que dia para o Banco de Dados que queremos restringir os registros com base em uma condição. Para isso utilizamos a cláusula where.

Veja como ficaria nosso SQL considerando as pessoas que estão abaixo de 30 anos:

select * from PESSOA where IDADE < 30

No where podemos filtrar os registros de várias formas, outro exemplo é retornar apenas o ID 2

Wolmir Cezer Garbin

Wolmir Cezer Garbin


Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela faculdade Mater Dei e Pós graduado em Desenvolvimento de sistemas em Java pela UTFPR. Trabalho a mais de 9 anos com desenvolvimento em Java, Android e Web utilizando as principais tecnologias do mercado. Atuo como professor na faculdade Mater Dei, programador na Garbo Software e criador do Receitas de Código.

Ver mais

Posts relacionados


Code Conference

Esta é uma conferência de código realizada na cidade de Pato Branco para dissiminar tendências e informações sobre programação e novas tecnológias

Veja mais sobre o Code Conference

Publique seu post no Receitas de Código

Agora você pode publicar seu post no Receitas de Código e compartilhar seu conhecimento com muitas pessoas!

Quero publicar