Como Instalar o Java 8 no Ubuntu 16.04 usando apt-get

Postado em por Wolmir Cezer Garbin em Ubuntu | 269 Visualizações
Última atualização em:

Neste post vou mostrar como instalar o Java (JRE/JDK) 8 no Ubuntu 16.04 de maneira rápida e descomplicada usando apt-get

Você precisa instalar o java em seu Ubuntu? Está em dúvida de qual versão do java utilizar? Então seus problemas acabaram! Neste post vou mostrar como instalar o Java ou JDK 8 em um Ubuntu 16.04 de maneira descomplicada.

Vale lembrar que o Java 8 é a versão mais atual do Java e recomendo fortemente que sempre se mantenha atualizado.

Instalando o JRE/JDK padrão (OpenJDK8)


A opção mais fácil de instalação do Java é utilizar a versão empacotada com o Ubuntu. Especificamente, isso irá instalar o OpenJDK 8, a versão mais recente e recomendada.

Vou mostrar como fazer a instalação mas recomendo que se você é um programador que vai precisar utilizar recursos da JVM da Oracle, veja o próximo tópico, onde mostro como instalar o JDK da Oracle.

Vamos primeiramente atualizar o índice de pacotes:

sudo apt-get update

Após atualizar os índices, podemos fazer a instalação.

Para instalar o JRE (Java Runtime Environment) padrão:

sudo apt-get install default-jre

Mas se quiser utilizar o JDK (Java Development Kit), o qual é recomendado utilizar apenas para desenvolvimento de aplicações e que já tem incluso o JRE, utilize o comando:

sudo apt-get install default-jdk

Instalando o JRE/JDK da Oracle


A versão do Oracle JDK, é a versão oficial distribuída, para instalar no Ubuntu vai precisar de mais alguns passos a mais.

Primeiro, precisa adicionar o PPA da Oracle, depois atualize seu repositório de pacotes.

    sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
    sudo apt-get update

Após adicionar os repositórios, instale a versão que precisa instalar, para isso execute um dos seguintes comandos:


Instalar Oracle JDK 8


A última versão estável do Java é a versão 8, e é a versão recomendada para instalar. Por este motivo é a primeira opção mostrada neste tutorial. Para instalar utilize o seguinte comando:

sudo apt-get install oracle-java8-installer

Oracle JDK 6 ou 7


A versão do JDK 6 e 7 são versões um pouco mais antigas porem ainda amplamente utilizadas. Se você for instalar recomendo que instale a versão 8 mas caso precise, segue como fazer a instalação:

Para instalar o JDK 6, use o seguinte comando:

sudo apt-get install oracle-java6-installer

Para instalar o JDK 7, use o seguinte comando:

sudo apt-get install oracle-java7-installer

Oracle JDK 9


Caso queira dar uma espiadinha no JDK 9, esta é o preview para desenvolvedor e a vresão geral está programada para 2017. Não é recomendado que você utilize essa versão porque podem existir problemas de segurança e bugs. Mais informações veja no site oficial do Java 9.

Para instalar o JDK 9, use o seguinte comando:

sudo apt-get install oracle-java9-installer

Para fazer a instalação é isso, agora caso tenha duas ou mais instalações do Java e precise gerenciar, acesse este outro tutorial Gerenciando o Java no Ubuntu com update-alternatives.

Wolmir Cezer Garbin

Wolmir Cezer Garbin


Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela faculdade Mater Dei e Pós graduado em Desenvolvimento de sistemas em Java pela UTFPR. Trabalho a mais de 9 anos com desenvolvimento em Java, Android e Web utilizando as principais tecnologias do mercado. Atuo como professor na faculdade Mater Dei, programador na Garbo Software e criador do Receitas de Código.

Ver mais

Posts relacionados


Code Conference

Esta é uma conferência de código realizada na cidade de Pato Branco para dissiminar tendências e informações sobre programação e novas tecnológias

Veja mais sobre o Code Conference

Publique seu post no Receitas de Código

Agora você pode publicar seu post no Receitas de Código e compartilhar seu conhecimento com muitas pessoas!

Quero publicar