O que preciso instalar, JVM, JRE ou JDK?

Postado em por Wolmir Cezer Garbin em Java | 101 Visualizações
Última atualização em:

Entenda o que é o JVM, JRE e JDK, e quando usar e o que deve baixar para instalar no seu pc.

Java é uma das linguagens mais populares do mundo, e em minha opinião pessoal, a melhor linguagem e mais robusta para se trabalhar nos dias atuais, além de possuir centenas de frameworks prontos para serem utilizados gratuitamente.

Apesar de ser tão popular, algumas pessoas ainda tem dúvidas sobre o que é JVM, JRE e JDK, falaremos neste artigo brevemente sobre estes tópicos apenas para entender o que é cada um.

JVM (Java Virtual Machine)

É o ?motor? do java, a maquina virtual. Todo mundo sabe que o java é uma linguagem que roda sobre uma maquina virtual. Ao compilar uma classe, dentro dela fica o que chamamos de bytecode que é um código meio humano e meio maquina, que a maquina virtual do java entende para executar os programas.

Por isso do antigo e depreciado mito, de que java é lento. Na verdade o java tem uma camada sobre o sistema operacional que roda as aplicações de maneira desacoplada do sistema operacional, dessa forma permite que um aplicativo criado em java rode sem a necessidade de recompilar em diferentes sistemas operacionais (?write once run anywhere?).

Para entender melhor, veja a imagem:

exemplo do funcionamento do jvm

Mas apesar disso e do mito de java ser lento, java é uma das linguagens mais utilizadas para programação no mundo e atualmente acelerar bytecode moderno para as máquinas virtuais pode produzir código de máquina melhor para os compiladores por apenas várias dezenas de percentagem e, em alguns casos, mesmo superiores a códigos nativos.

JRE (Java Runtime Environment)

Pode entender como um programa gratuito, que deve ser instalado em sua maquina que permite ao usuário rodar aplicativos Java em seu computador. O JRE consiste no Java Virtual Machine (JVM), nas classes centrais e bibliotecas de suporte da plataforma Java. Ele representa a parte responsável pelo tempo de execução do software Java. Dessa forma instalando o JRE na maquina, já tem a JVM e será possível desfrutar de qualquer aplicação Java no seu computador.

JDK (Java Development Kit)

É o pacote que inclui tudo o que é necessário para escrever aplicações e também o JRE. Ou seja, instalando o JDK, será instalado os pacotes para desenvolvimento e compilação de aplicações, além do JRE e não poderia faltar a JVM. Muitos programadores fazem uso de IDEs (Integrated Development Environment) de programação, como Eclipse, Netbeans e Intellij, para facilitar o desenvolvimento de aplicações.

Resumindo, o JRE é responsável por rodar as aplicações Java na maquina e já contém a JVM, e para quem quer desenvolver aplicações java deve ser instalado o JDK que contém tanto o JRE como a JVM.

Conclusão

Muitos sites e sistemas usam o java seja para rodar, segurança, confiabilidade entre outros motivos, por isso é imprescindível ter o JRE instalado em sua maquina. Caso queira desenvolver aplicações, basta instalar o JDK que tem o kit completo para criar aplicações em java, bastando apenas buscar uma IDE para agilizar a criação de aplicações.

Wolmir Cezer Garbin

Wolmir Cezer Garbin


Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela faculdade Mater Dei e Pós graduado em Desenvolvimento de sistemas em Java pela UTFPR. Trabalho a mais de 9 anos com desenvolvimento em Java, Android e Web utilizando as principais tecnologias do mercado. Atuo como professor na faculdade Mater Dei, programador na Garbo Software e criador do Receitas de Código.

Ver mais

Posts relacionados


Code Conference

Esta é uma conferência de código realizada na cidade de Pato Branco para dissiminar tendências e informações sobre programação e novas tecnológias

Veja mais sobre o Code Conference

Publique seu post no Receitas de Código

Agora você pode publicar seu post no Receitas de Código e compartilhar seu conhecimento com muitas pessoas!

Quero publicar